Após a pausa nos serviços devido às comemorações de final de ano, a Prefeitura de Santa Maria reiniciou nesta semana as obras no Calçadão Salvador Isaia. Os tapumes foram montados e nesta terça-feira (3), as máquinas começaram o serviço de retirada do piso do último quadrante, em direção à Rua Floriano Peixoto, além dos bordos próximos aos estabelecimentos comerciais.
A paralisação dos trabalhos em dezembro foi possível porque a obra está com mais de 50% concluída. Isso representa que está cerca de 8% avançada, ou seja, aproximadamente 30 dias de serviços adiantados.
De acordo com Ticiana Engel Fontana, secretária municipal de desenvolvimento econômico e turismo nos últimos 15 dias de dezembro, a pedido dos lojistas, a obra do quinto quadrante foi interrompida, tendo em vista o período de maior fluxo no comércio. Além disso, devido a problemas de infiltração, a obra deste quadrante vai afetar o trânsito de veículos e pedestres na rua Floriano Peixoto.
A obra
A Construtora Continental, que é de Porto Alegre e tem sede em Santa Maria, é a empresa responsável pela parte do reforço estrutural do pavimento, do piso de concreto, da execução de uma tubulação pluvial e construção de floreiras. Ao final, será feita a colocação de bancos, de decks, das ilhas e do paisagismo.
Os serviços iniciaram em junho de 2022 e, conforme a licitação, a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em um ano, com mais dois anos de manutenção do espaço. O investimento do Município é de R$ 3,6 milhões, que somados às fases anteriores, já ultrapassam R$ 5 milhões.
Nos outros quatro quadrantes os serviços já foram concluídos e o espaço já está liberado para circulação dos pedestres. No entanto, lojistas e pedestres reclamam do acabamento do piso, por isso a Prefeitura irá incorporar à obra um tratamento químico para aumentar a rugosidade do piso do novo Calçadão.
*Com informações da Prefeitura de Santa Maria